Capacitação do Cine+cultura


Cinema Democrático


De 03 a 07 de agosto, o Ministerio da Cultura, através de sua política de audiovisual, reuniu pessoas dos Estados da Região Norte em Belém do Pará, para ministrar uma oficina de Cine clubismo, trata-se de uma iniciativa de exelente qualidade para a população, que não tem acesso ao cinema.

O projeto consiste na doaçao de um kit, multimídia contendo, datashow, caixas de som, aparelho DVD, uma tela de 4mx3m, e filmes cedidos pela Programadora Brasil. Os filmes serão exibidos durante dois anos pelas entidades beneficiadas, a exibição será realizada em uma sala, disponibilizada pelas entidades com acesso gratuíto ao público, que verá filmes nacionais, de ficção, documentários, longa e curta metragem, após a exibição será feito um debate do filme uma forma de fazer o público refletir sobre nossa realidade, nossa história.

O Ponto de Cultura Art Total, localizado na Escola de Estadual de Ensino Fundamental Jardim das Pedras- Ariquemes, foi contemplado com um kit, que estará exibindo filmes no auditório da escola. Marlene Nakayama Diretora da Escola e Raimundo Coordenador do Ponto de Cultura, receberam a capacitção para realizarem o trabalho. Os filmes serão exibidos no auditório da escola. Rondônia foi contemplado com três Cine Clubes, dois estão na capital e o outro em Ariquemes.

Encontro presencial - Mídias na Educação


No 2º encontro do curso de especialização em Mídias na Educação, a tutora Marlene Correia Nakayama, diretora da escola Jardim das Pedras, inicia o módulo Informática com uma abordagem sobre o computador e seu funcionamento. Para a compreensão dessa máquina que causa tanto estranhamento nas pessoas, esteve colaborando na oficina Leonardo S. S. da Rocha, bacharel em informática, especialista em juventude e cursista do Nível Intermediário de Mídias na Educação que abordou desde o princípio dos primeiros cálculos que, com o passar do tempo e aprimorando-se, deu vida ao que conhecemos hoje por computador. Leonardo abordou sobre os componentes que integram PC. Memória RAM, Processadores, HDs, Placa Mãe, Unidade de CD e DVD e etc. Parabéns para Marlene que tem se impenhado muito para realizar um bom trabalho e parabéns para o Leonardo que tem se tornado um parceiro na socialização do conhecimento das diversas mídias existentes e que podem colaborar para o crescimento do processo de ensino aprendizagem.

Olimpíadas de Matemática

Aos participantes das Olimpiadas de Matemática, toda a equipe do jardim das pedras os/as parabenizam pela motivação e participação no Nível I das olimpiadas. São eles:
Do 6º Ano A:
Gabriel,
Mariana,
Lucas
Do 6º ano B:
Marcos Pereira
Do 7º Ano A:
Taissa
Danielli
Do 7º Ano B:
Vanderson
Wetley
E no Nível II:
Marcio
Janete
Paulo
ambos do 9º Ano U e do 8ºAno A
Gabriel
Veja as fotos no espaço do Album de fotos neste blog ou clique aqui.
Parabéns a todos que participaram e aos classificados para a 2ª fase.

Preparação para a prova Brasil



Os alunos do 5º ano realizaram um teste simulado, como preparação para a Prova Brasil, sob a orientação da professora Marlene. A turma tem se empenhado para obter um bom resultado a nível nacional.


Confira as fotos no espaço, Album de fotos, no menu do lado esquerdo deste blog ou clique aqui.

Sólidos Geométricos



A professora Marlene orienta os seus alunos do 5º ano na confecção de sólidos geométricos concretos, pondo em prática o que aprenderam na teoria.
Confira as fotos no album de fotos do lado esquerdo dessa tela, no espaço de album de fotos ou clique aqui.

SEMANA DO FOLCLORE




SEMANA DA PÁTRIA























































Hino de Ariquemes - 09/07/2008

Letra: Marcelo Pereira da Silva

Ariquemes nosso amor

Em meio à verde mata
Sob o esplendor do azul anil
Surge imponente um povo ordeiro
Orgulho ao norte do Brasil

Colheita da seara
Que o pioneiro aqui plantou
Num brado forte proclamamos:
Ariquemes nosso amor

Pelas ruas a vida floresce
Com alegria e paz no coração
Com amor prospera e cresce
Cada mãe, cada pai, cada irmão

O teu solo tem grande riqueza
Tua gente é teu valor
Fauna e flora tão exuberantes
E um povo trabalhador

Os teus campos produzem fartamente
Riqueza e glória é o teu pendor
Nossa alegria. Oh terra abençoada
Ariquemes, nosso amor!

O Hino foi executado oficialmente pela primeira vez na Câmara de Vereadores por um coral de estudantes da Escola Roberto Turbay, do Setor 10, no dia 30 de junho de 2008.

Como manusear o cartucho de sua impressora?

Visando informar sobre a maneira correta de manusear o cartucho das impressoras que são possível ser recarrecadas sem precisar enviar o cartucho para uma empresa especializada, estamos mostrando um vídeo e disponibilizando um documento que os auxiliará no sentido de mostrar-lhes a maneira correta de fazê-lo. Será disponibilizado uma enquete sobre o material para sabermos se é compreensível, se está sanando suas dúvidas e se é necessário algo mais para os auxiliarem.



Assista a esses Vídeos:



LEMBRANDO QUE O PROCEDIMENTO É O MESMO NOS CARTUCHOS DE COR PRETA.

Documento simples de recarga de cartucho.

Homenagem a todos os estudantes.


Dia do estudante 2009


A escola Jardim das pedras, nesse dia 11 de Agosto, comemorou, através de gincanas e brincadeiras, o dia do estudante. Neste ano, completa 82 anos que esta data é comemorada na história do Brasil.



Quando no ano de 1827 " D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. [...] até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima".



"Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o dia do estudante, em 1927".
Fonte: Aqui.





Oração do Estudante


Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como você sabe, Cristo, a vida de esudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renuncias: o me cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV.
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.
Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.
Dê-me coragem e intusiasmo para recomeçar a cada dia.
Abençoe a mim, minha turma e os meus professores. Amém.

2º Encontro Presencial - Ensinando e Aprendendo com as TIC

Neste dia 08 de Agosto de 2009 aconteceu na EEEFM Heitor Villa Lobos o 2º Encontro presencial do curso E-Proinfo - Ensinando e aprendendo com as TIC - [100 Horas]. Envolvidos por dinâmicas aplicadas pelos administradores de turma Leonardo e Cecília que instigaram os cursistas a estarem refletindo sobre suas contribuições, suas dificuldades e principalmente sobre o aprendizado adquirido até este segundo encontro. Os cursistas partilharam e apresentaram-se motivados para continuar participando desse curso e também da importância de uma continuidade, de cursos que os faça quebrar barreiras que os leva a temer as novas tecnologias. Apresentaram seus rendimentos, tiraram dúvidas acerca das dificuldades apresentadas, que se resumiram a duas: A administração do tempo e a dificuldade de trabalhar no ambiente. Leonardo fez um reforço do que já havia sido feito no primeiro encontro presencial sobre o ambiente, tirando todas as dúvidas apresentadas e que faziam com que os/as cursistas sentissem dificuldades.


Encontro de formação

Os/as professores/as da EEEF Jardim das Pedras estiveram reunidos nestes dias 03 e 04 de Agosto de 2009 em uma oficina de informática, onde estiveram aprendendo a lidar com uma ferramenta muito difundida e utilizada pela maioria dos/as alunos/as, o blog. Cada professor/a trabalhou com blog, no intuito de domina-lo afim de utilizá-lo como uma ferramenta de trabalho pedagógica. Como era uma atividade prevista no PDE da escola, todos demonstraram o interesse de uma continuidade com oficinas nessa área. A Escola estará recebendo um laboratório de informática PROINFO, o que facilitará a realização dessa continuidade desejada por todos/as. Vejam algumas fotos.


Para ver mais fotos, clique aqui.